METODOLOGIAS

Flexibilidade, colaboração e foco no cliente

A Vetta aplica o Desenvolvimento Ágil de Software e o Design Thinking como uma estrutura metodológica básica e fundamental. Essa estrutura promove flexibilidade, colaboração e foco no cliente, permitindo que as equipes forneçam softwares de alta qualidade, que atendam às necessidades do cliente em um ambiente de negócios em rápida mudança. O desenvolvimento ágil de software é uma abordagem iterativa e incremental para o desenvolvimento de software que enfatiza a flexibilidade, a colaboração e o feedback do cliente. Baseia-se nos princípios descritos no Manifesto Ágil e promove planejamento adaptativo, desenvolvimento evolutivo, entrega antecipada e melhoria contínua. O processo de Desenvolvimento de Software Ágil, normalmente, possui as seguintes características principais:


Equipes multifuncionais
Geralmente, as equipes ágeis são pequenas e multifuncionais, que consistem em indivíduos com diferentes funções e conhecimentos, como desenvolvedores, analistas de testes, analistas de negócios e stakeholders. Essas equipes trabalham de forma colaborativa e estreita entre si durante todo o processo de desenvolvimento.
Desenvolvimento iterativo
O desenvolvimento ágil é feito em iterações curtas ou sprints, nas quais pequenas partes do software são desenvolvidas, testadas e revisadas em um período de tempo definido. Isso permite a obtenção de um feedback rápido e correção de curso, além de permitir que a equipe responda às mudanças de requisitos e prioridades.
Priorização e flexibilidade
As equipes ágeis trabalham em estreita colaboração com as partes interessadas, para priorizar recursos e requisitos com base no valor comercial e nas necessidades do cliente. Mudanças nos requisitos são esperadas e adotadas, e a equipe permanece flexível para acomodar essas mudanças ao longo do processo de desenvolvimento.
Integração e testes contínuos
As equipes ágeis enfatizam a integração e a realização contínua de testes, em que as alterações de código são integradas e testadas com frequência, para garantir a qualidade e detectar problemas antecipadamente. O teste automatizado é, frequentemente, usado para garantir a qualidade do software e permitir um feedback rápido sobre o status do software.
Feedback regular do cliente
As equipes ágeis buscam feedback regular de clientes ou partes interessadas, para validar suposições, reunir requisitos e garantir que o software que está sendo desenvolvido esteja alinhado às expectativas do cliente. Esse ciclo de feedback ajuda na correção do curso e garante que o software atenda às necessidades do cliente.
Comunicação colaborativa e transparente
As equipes ágeis enfatizam a comunicação aberta e transparente entre os membros da equipe, partes interessadas e clientes. Reuniões diárias, revisões de sprint e retrospectivas são práticas comuns no desenvolvimento ágil para promover comunicação, colaboração e melhoria contínua.
Planejamento adaptativo
As equipes ágeis planejam e priorizam a dinamicidade do trabalho, com base na mudança de requisitos e feedback. O planejamento é feito de forma incremental, com foco em fornecer os recursos mais valiosos primeiro e ajustar os planos conforme necessário para responder às mudanças nas circunstâncias.


O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano, para a resolução de problemas que são frequentemente aplicados no processo de desenvolvimento de software, para criar soluções de software centradas no usuário. De modo geral, ele envolve as seguintes etapas:


  • Empatia: compreender as necessidades, desejos e desafios dos usuários e partes interessadas por meio de observação, entrevistas e pesquisas. Este estágio se concentra em obter insights profundos sobre as perspectivas, comportamentos e pontos problemáticos do usuário para informar o processo de design.


  • Definir: definir o problema ou desafio com base nos insights obtidos no estágio de empatia. Isso envolve sintetizar as informações coletadas e identificar os principais problemas ou oportunidades que precisam ser abordados no processo de desenvolvimento de software.


  • Idealizar: gerar uma ampla gama de ideias e soluções para abordar o problema ou desafio definido. Esta etapa incentiva a criatividade e o pensamento livre sem restrições, promovendo um ambiente colaborativo e aberto para brainstorming e geração de ideias.


  • Protótipo: Criar representações tangíveis das ideias ou soluções geradas no estágio de ideação. Isso pode envolver a construção de protótipos, mockups ou visualizações do software para testar e iterar


  • Teste: coleta de feedback de usuários e partes interessadas, testando os protótipos criados na etapa anterior. Isso envolve a realização de testes de usabilidade, sessões de feedback do usuário e loops iterativos de feedback para entender como o software atende às necessidades do usuário e identificar áreas de melhoria.


  • Iterar: usar o feedback obtido nos testes para refinar e melhorar o software. Isso envolve iterar o design e o desenvolvimento com base no feedback do usuário, refinar os protótipos e fazer os ajustes necessários na solução de software.
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