Pesquisa em Design na Vetta: Métodos e Ferramentas para uma Abordagem Eficaz
Entenda como métodos e ferramentas de pesquisa são utilizados para impulsionar a inovação e a excelência em design
28/11/2023 – Artigo escrito pelos membros do time de Design na Vetta*
A pesquisa é uma importante aliada no processo de desenvolvimento de produto, permitindo insights valiosos que orientam equipes multidisciplinares a testarem suas hipóteses e direcionando esforços para construírem soluções inovadoras.
Neste artigo, exploraremos a importância da pesquisa em design, os métodos quantitativos e qualitativos, e como a Vetta implementa essas práticas em seu processo de design.
O papel do design na pesquisa:
A pesquisa não é responsabilidade apenas de product managers e product designers, mas de todo o time de produto, porém, por dominar as técnicas e ferramentas, é comum que o designer fique a frente das iniciativas de pesquisa. O designer nesse processo contribui para que o time de produto tenha uma visão holística dos desafios técnicos, de negócio e de uso, pois permite conhecer necessidades das pessoas que utilizarão a solução que será desenvolvida e identificar características de soluções enxutas que podem entregar maior valor para as pessoas usuárias e experiências melhores na interação com essas soluções.
Benefícios da pesquisa no desenvolvimento de produto:
- Reduzir Incertezas: Ajuda a eliminar incertezas relacionadas aos usuários, ao negócio e aos riscos técnicos, permitindo que o time concentre seus esforços para o que é importante, ao fornecer dados sólidos e insights validados através de testes e experimentações.
- Decisões Baseadas em Evidências: As decisões de design e experiência do usuário são fundamentadas e baseadas em resultados, permitindo desenhos de experiência, fluxos e interfaces mais eficazes.
- Foco no que é importante: A pesquisa ajuda a concentrar recursos e esforços no que é mais relevante do ponto de vista de uso e de negócio, considerando as tecnologias disponíveis. Permite que os times sejam mais ágeis na entrega de valor.
- Redução de Custos: Identificar problemas cedo permite a economia tempo e recursos.
- Identificação de Oportunidades: Ela destaca oportunidades de melhoria e promove a inovação, pois permite uma visão mais holística do problema e dos envolvidos, reduzindo riscos de subjetividades e vieses.
- Estratégias Alinhadas: A pesquisa auxilia na elaboração de estratégias e concatena com os objetivos de negócio, do produto e da experiência do usuário, isso faz com que a pessoa designer tenha mais autonomia e agilidade nas prototipações, pois permite a tradução dessas estratégias através de fluxos de usuário e protótipos.
Métodos de Pesquisa: Quantitativos vs. Qualitativos
Os métodos de pesquisa são divididos em duas categorias principais: quantitativos e qualitativos.
Quantitativos:
- Ajudam a Metrificar Erros: Permitem medir dados de forma numérica, proporcionando uma visão quantitativa de problemas.
- Mapeiam Oportunidades: Identificam áreas de melhoria com base na repetição de erros ou comportamentos.
- Direcionam o Time: Apontam problemas críticos que precisam de solução.
- Comprovam a Necessidade do Discovery: Validam a demanda por novos produtos ou recursos.
Qualitativos:
- Identificam Motivos: Aprofundam-se nas razões subjacentes a problemas ou comportamentos.
- Reforçam Necessidades: Confirmam a necessidade de soluções a partir das perspectivas dos usuários.
- Mapeiam Oportunidades: Revelam áreas de melhoria com base em insights derivados da fala ou comportamento dos usuários.
- Entregam Valor: Permite identificar qual a atual entrega de valor do nosso produto qual entrega ainda podemos oferecer baseado na perspectiva de quem usa.
Na Vetta, o processo de design é orientado pela pesquisa. Abaixo, apresentamos um estudo de caso que ilustra a aplicação prática desses princípios. O case foi divido em três etapas:
1) DEFINIÇÃO DE BOTÕES PARA A FERRAMENTA PLASMA UI
OBJETIVO E CRITÉRIOS
- Buscar padronização no uso dos botões - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário.
- Compartilhamento de decisões de design - O time passa a perder menos tempo reavaliando estas mesmas questões.
- Melhoria no processo de onboarding - Novos designers passam a conhecer os padrões de forma mais rápida.
FERRAMENTAS USADAS
- Desk Research. Pesquisa em canais e artigos que são referência na comunidade de Design. Avaliar vários de nossos sistemas e detectar padrões a serem considerados
- Consulta de padrões consolidados de usabilidade. Embasar em padrões do W3C tais como WCAG 2.0.
- Design Critique. Expor os resultados da pesquisa e consultar os PDs para que possam expor as necessidades dos produtos dos quais são responsáveis.
PROCESSO
- Levantamento de perguntas a serem respondidas - Após a avaliação inicial listamos os principais pontos de atenção.
- Abertura par a contribuição - Criação de página no confluence em que todos poderiam contribuir com referências.
- Design Critique - Expor os resultados da pesquisa e consultar os PDs para que possam expor as necessidades dos produtos dos quais são responsáveis.
- Documentação das resoluções - Documentamos as decisões de design tomadas após a avaliação de todos e geramos propostas.
RESULTADO
- Documentação de design - Página no ZeroHeight com detalhamento do uso dos botões e exemplificação de casos de uso.
- Mudanças nos componentes - Foram solicitadas ao time de desenvolvimento algumas mudanças nos componentes.
- Atualização da biblioteca de design - Para que as novas telas já possam ser feitas já nos novos padrões.
2) PLASMA UI / VIRIDIS NG - PALETA DE COR PARA GRÁFICOS
OBJETIVO E CRITÉRIOS
- Padronização das cores no sistema - Utilização da mesma paleta em todos os produtos.
- Melhorar a usabilidade e legibilidade dos gráficos - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário e melhorar a leitura dos dados.
- Adequação a diretrizes de acessibilidade - O time passa a perder menos tempo reavaliando e testando acessibilidade.
FERRAMENTAS USADAS
- Benchmark - Nos baseamos em experiências de outros Design Systems.
- Geradores de paletas - Modelos matemáticos que ajudam na criação de paletas consistentes
- Contrast Checker - Testamos o contraste das cores de acordo com os padrões da WCAG.
PROCESSO
- Avaliação da paleta atual e levantamento de problemas - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário.
- Estudo e análise dos padrões - O time passa a perder menos tempo reavaliando estas mesmas questões.
- Padronização das cores no sistema - Novos designers passam a conhecer os padrões de forma mais rápida.
RESULTADO
- Modelo CIELAB - Pesquisa e uso de modelos mais adequados para acessibilidade.
- Paleta adaptada aos padrões de acessibilidade - Nossa paleta já leva em consideração todos os padrões de acessibilidade.
- Diminuição no conflito de cores - As cores não competem entre si por atenção, aumentando assim a compreensão. A diferença entre as cores é mais perceptível ao olho humano.
- Documentação mostrando como usar as cores - Melhores práticas e o que evitar.
3) VIRIDIS NG - TESTE DE USABILIDADE
OBJETIVO E CRITÉRIOS
- Mapear o fluxo de criar análises no Viridis NG - Comparar fluxo de criação de análises fora do Viridis com a criação dentro do sistema.
- Mapear melhorias no fluxo - Ver o comportamento do usuário no sistema e levantar possíveis melhorias.
- Mapear personas - Entender o perfil dos nossos usuários.
PROCESSO
- Plano de pesquisa - O planejamento funciona como uma checklist para assegurar a eficácia da pesquisa. Definimos os objetivos e o método mais apropriado, optando pelo teste de usabilidade. Em seguida, selecionamos qual fluxo de telas deveriam ser analisadas pelos usuários e o que íamos observar nessa interação.
- Interação com os usuários - Reunião entre designer e usuário, no qual o usuário compartilhava a tela ao navegar no sistema para alcançar um objetivo e o designer observa, apenas mediando.
- Documentação do teste - O designer registra as principais observações e comportamentos dos usuários.
FERRAMENTAS USADAS
- Teste de usabilidade moderado (Observação) - Método que o time de design observa o usuário fazendo um fluxo para alcançar um objetivo.
- Jornada do usuário (Documentação) - Mapa visual dos resultados do teste com dores, e oportunidades dentro desse fluxo feito pelo usuário.
RESULTADOS
- Mapeamento de novos itens para o Roadmap - Com observação dos nossos usuários utilizando nosso produto, o time conseguiu propor novas melhorias no produto.
- Conhecimento sobre o usuário - O time conseguiu mapear qual seria o perfil dos nossos usuários internos e isso nos ajudou a priorizar itens baseados nele.
A pesquisa em design é um elemento-chave na abordagem da Vetta para criar soluções eficazes e inovadoras. Ao utilizar métodos quantitativos e qualitativos, a empresa reduz incertezas, toma decisões informadas e mantém um foco constante na satisfação do usuário. A pesquisa não apenas aprimora os produtos, mas também impulsiona o crescimento e a maturidade da empresa, mantendo-a na vanguarda da inovação.
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*COAUTORES:
Maick Maia - Product Designer
Sofia Aguiar- Product Designer
Tainara Costa - Design Lead
Taynná Pizarro - Design Lead
Thais Amaral - Product Designer
Vitor Paixão - Design Lead
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