Pesquisa em Design na Vetta: Métodos e Ferramentas para uma Abordagem Eficaz

Entenda como métodos e ferramentas de pesquisa são utilizados para impulsionar a inovação e a excelência em design


28/11/2023 – Artigo escrito pelos membros do time de Design na Vetta*


A pesquisa é uma importante aliada no processo de desenvolvimento de produto, permitindo insights valiosos que orientam equipes multidisciplinares a testarem suas hipóteses e direcionando esforços para construírem soluções inovadoras.


Neste artigo, exploraremos a importância da pesquisa em design, os métodos quantitativos e qualitativos, e como a Vetta implementa essas práticas em seu processo de design.


O papel do design na pesquisa:


A pesquisa não é responsabilidade apenas de product managers e product designers, mas de todo o time de produto, porém, por dominar as técnicas e ferramentas, é comum que o designer fique a frente das iniciativas de pesquisa. O designer nesse processo contribui para que o time de produto tenha uma visão holística dos desafios técnicos, de negócio e de uso, pois permite conhecer necessidades das pessoas que utilizarão a solução que será desenvolvida e identificar características de soluções enxutas que podem entregar maior valor para as pessoas usuárias e experiências melhores na interação com essas soluções.


Benefícios da pesquisa no desenvolvimento de produto:


  • Reduzir Incertezas: Ajuda a eliminar incertezas relacionadas aos usuários, ao negócio e aos riscos técnicos, permitindo que o time concentre seus esforços para o que é importante, ao fornecer dados sólidos e insights validados através de testes e experimentações.


  • Decisões Baseadas em Evidências: As decisões de design e experiência do usuário são fundamentadas e baseadas em resultados, permitindo desenhos de experiência, fluxos e interfaces mais eficazes.


  • Foco no que é importante: A pesquisa ajuda a concentrar recursos e esforços no que é mais relevante do ponto de vista de uso e de negócio, considerando as tecnologias disponíveis. Permite que os times sejam mais ágeis na entrega de valor.


  • Redução de Custos: Identificar problemas cedo permite a economia tempo e recursos.


  • Identificação de Oportunidades: Ela destaca oportunidades de melhoria e promove a inovação, pois permite uma visão mais holística do problema e dos envolvidos, reduzindo riscos de subjetividades e vieses.


  • Estratégias Alinhadas: A pesquisa auxilia na elaboração de estratégias e concatena com os objetivos de negócio, do produto e da experiência do usuário, isso faz com que a pessoa designer tenha mais autonomia e agilidade nas prototipações, pois permite a tradução dessas estratégias através de fluxos de usuário e protótipos.


 Métodos de Pesquisa: Quantitativos vs. Qualitativos


Os métodos de pesquisa são divididos em duas categorias principais: quantitativos e qualitativos.


 Quantitativos:


  • Ajudam a Metrificar Erros: Permitem medir dados de forma numérica, proporcionando uma visão quantitativa de problemas.


  • Mapeiam Oportunidades: Identificam áreas de melhoria com base na repetição de erros ou comportamentos.


  • Direcionam o Time: Apontam problemas críticos que precisam de solução.


  • Comprovam a Necessidade do Discovery: Validam a demanda por novos produtos ou recursos.


Qualitativos:


  • Identificam Motivos: Aprofundam-se nas razões subjacentes a problemas ou comportamentos.

  • Reforçam Necessidades: Confirmam a necessidade de soluções a partir das perspectivas dos usuários.

  • Mapeiam Oportunidades: Revelam áreas de melhoria com base em insights derivados da fala ou comportamento dos usuários.

  •  Entregam Valor: Permite identificar qual a atual entrega de valor do nosso produto qual entrega ainda podemos oferecer baseado na perspectiva de quem usa. 


 Na Vetta, o processo de design é orientado pela pesquisa. Abaixo, apresentamos um estudo de caso que ilustra a aplicação prática desses princípios. O case foi divido em três etapas:


 


1) DEFINIÇÃO DE BOTÕES PARA A FERRAMENTA PLASMA UI


OBJETIVO E CRITÉRIOS


  • Buscar padronização no uso dos botões - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário.


  • Compartilhamento de decisões de design - O time passa a perder menos tempo reavaliando estas mesmas questões.


  • Melhoria no processo de onboarding - Novos designers passam a conhecer os padrões de forma mais rápida.


 

FERRAMENTAS USADAS


  • Desk Research. Pesquisa em canais e artigos que são referência na comunidade de Design. Avaliar vários de nossos sistemas e detectar padrões a serem considerados


  • Consulta de padrões consolidados de usabilidade. Embasar em padrões do W3C tais como WCAG 2.0.


  • Design Critique. Expor os resultados da pesquisa e consultar os PDs para que possam expor as necessidades dos produtos dos quais são responsáveis.


PROCESSO


  • Levantamento de perguntas a serem respondidas - Após a avaliação inicial listamos os principais pontos de atenção.


  • Abertura par a contribuição - Criação de página no confluence em que todos poderiam contribuir com referências.


  • Design Critique - Expor os resultados da pesquisa e consultar os PDs para que possam expor as necessidades dos produtos dos quais são responsáveis.


  • Documentação das resoluções - Documentamos as decisões de design tomadas após a avaliação de todos e geramos propostas.


 


RESULTADO


  • Documentação de design - Página no ZeroHeight com detalhamento do uso dos botões e exemplificação de casos de uso.


  • Mudanças nos componentes - Foram solicitadas ao time de desenvolvimento algumas mudanças nos componentes.


  • Atualização da biblioteca de design - Para que as novas telas já possam ser feitas já nos novos padrões.



2) PLASMA UI / VIRIDIS NG - PALETA DE COR PARA GRÁFICOS


 OBJETIVO E CRITÉRIOS


  • Padronização das cores no sistema - Utilização da mesma paleta em todos os produtos.


  • Melhorar a usabilidade e legibilidade dos gráficos - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário e melhorar a leitura dos dados.


  • Adequação a diretrizes de acessibilidade - O time passa a perder menos tempo reavaliando e testando acessibilidade.


FERRAMENTAS USADAS


  • Benchmark - Nos baseamos em experiências de outros Design Systems.


  • Geradores de paletas - Modelos matemáticos que ajudam na criação de paletas consistentes


  • Contrast Checker - Testamos o contraste das cores de acordo com os padrões da WCAG.


PROCESSO


  • Avaliação da paleta atual e levantamento de problemas - Gerar maior previsibilidade por parte do usuário.


  • Estudo e análise dos padrões - O time passa a perder menos tempo reavaliando estas mesmas questões.


  • Padronização das cores no sistema - Novos designers passam a conhecer os padrões de forma mais rápida.


RESULTADO


  • Modelo CIELAB - Pesquisa e uso de modelos mais adequados para acessibilidade.


  • Paleta adaptada aos padrões de acessibilidade - Nossa paleta já leva em consideração todos os padrões de acessibilidade.


  • Diminuição no conflito de cores - As cores não competem entre si por atenção, aumentando assim a compreensão. A diferença entre as cores é mais perceptível ao olho humano.


  • Documentação mostrando como usar as cores - Melhores práticas e o que evitar.


3) VIRIDIS NG - TESTE DE USABILIDADE


 OBJETIVO E CRITÉRIOS


  • Mapear o fluxo de criar análises no Viridis NG - Comparar fluxo de criação de análises fora do Viridis com a criação dentro do sistema.


  • Mapear melhorias no fluxo - Ver o comportamento do usuário no sistema e levantar possíveis melhorias.


  • Mapear personas - Entender o perfil dos nossos usuários.


PROCESSO


  • Plano de pesquisa - O planejamento funciona como uma checklist para assegurar a eficácia da pesquisa. Definimos os objetivos e o método mais apropriado, optando pelo teste de usabilidade. Em seguida, selecionamos qual fluxo de telas deveriam ser analisadas pelos usuários e o que íamos observar nessa interação.


  • Interação com os usuários - Reunião entre designer e usuário, no qual o usuário compartilhava a tela ao navegar no sistema para alcançar um objetivo e o designer observa, apenas mediando.


  • Documentação do teste - O designer registra as principais observações e comportamentos dos usuários.


FERRAMENTAS USADAS


  • Teste de usabilidade moderado (Observação) - Método que o time de design observa o usuário fazendo um fluxo para alcançar um objetivo.


  • Jornada do usuário (Documentação) - Mapa visual dos resultados do teste com dores, e oportunidades dentro desse fluxo feito pelo usuário.


RESULTADOS


  • Mapeamento de novos itens para o Roadmap - Com observação dos nossos usuários utilizando nosso produto, o time conseguiu propor novas melhorias no produto. 


  • Conhecimento sobre o usuário - O time conseguiu mapear qual seria o perfil dos nossos usuários internos e isso nos ajudou a priorizar itens baseados nele.


A pesquisa em design é um elemento-chave na abordagem da Vetta para criar soluções eficazes e inovadoras. Ao utilizar métodos quantitativos e qualitativos, a empresa reduz incertezas, toma decisões informadas e mantém um foco constante na satisfação do usuário. A pesquisa não apenas aprimora os produtos, mas também impulsiona o crescimento e a maturidade da empresa, mantendo-a na vanguarda da inovação.


 Quer saber como a pesquisa em design pode transformar sua empresa?


Entenda como a Vetta utiliza métodos e ferramentas de pesquisa para impulsionar a inovação e a excelência em design. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a melhorar sua abordagem de design e alcançar resultados excepcionais. Juntos, podemos criar soluções que atendem às necessidades dos seus clientes e promovem o crescimento do seu negócio.


 


 


 


*COAUTORES:


Maick Maia - Product Designer


Sofia Aguiar- Product Designer


Tainara Costa - Design Lead


Taynná Pizarro - Design Lead


Thais Amaral - Product Designer


Vitor Paixão - Design Lead


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